/O que é o OpenBazaar? Comércio online P2P

O que é o OpenBazaar? Comércio online P2P

OpenBazaar é uma plataforma descentralizada de comércio online que permite fazer o pagamento, apenas com Bitcoin e outras moedas alternativas, através do ShapeShift. O mercado não cobra qualquer tipo de taxa ao vendedor nem ao cliente.

Hoje em dia, o comércio online significa usar serviços centralizados. EBay, Amazon, e outras grandes empresas têm políticas restritivas e cobram taxas para a listagem e venda de mercadorias. Estes só aceitam formas de pagamento que, para além de cobrarem taxas excessivas aos vendedores, são métodos censuráveis e que podem ser revertidos, como cartões de crédito ou PayPal. Um dos grandes problemas da PayPal é o facto de items digitais não estarem cobertos pela proteção de vendedor, o que gera imensos esquemas por parte dos compradores.

Estes mercados online também exigem informações pessoais que são armazenas em servidores centrais que, muitas vezes, podem ser atacados gerando a venda e compra de identidades e contas em mercados negros como os da Deep Web. Compradores e vendedores não são sempre livres para trocar bens e serviços uns com os outros, pois estas empresas restringem categorias inteiras de comércio.

OpenBazaar é uma abordagem diferente para o comércio online que coloca o poder de volta nas mãos dos usuários. Em vez de compradores e vendedores passarem por um serviço centralizado, o OpenBazaar conecta-os diretamente. Como não há envolvimento de terceiros as transações ocorrem sem taxas ou restrições, e o utilizador só revela as informações pessoais que desejar.

Como funciona o OpenBazaar?

Vamos assumir que pretende vender seu portátil antigo. Usando o cliente OpenBazaar (um programa que pode fazer o download aqui), você cria uma listagem de bens que deseja vender, neste caso seria o portátil, com informação detalhada sobre os mesmo, tal como faria em qualquer site de comércio eletrônico.

Quando você publica essa listagem, ela é enviada para a rede p2p distribuída de outras pessoas usando o OpenBazaar. Esta rede P2P é semelhante à da Bitcoin ou Bittorrent. Os computadores que utilizam o mercado e fazem download dos seus componentes, fazem também upload dos mesmos. Isto significa que não existe um servidor central, mas sim uma rede de nódulos, ou seja, não existe um servidor para hackear e os serviços nunca ficam offline.

Qualquer pessoa que procure as palavras-chave que você usou (portátil, eletrônica, …) encontrará a sua listagem. Se você concordar com um preço, o cliente cria um contrato e envia para um terceiro chamado moderador. Os moderadores são pessoas na rede do OpenBazaar – podendo ser o seu vizinho ou outra pessoa de qualquer parte do mundo – que o comprador e o vendedor confiam no caso de algo dar errado. O moderador testemunha o contrato e cria uma conta Bitcoin multisignature (multisig) 2-out-of 3. Uma multisig é uma conta partilhada, neste caso (2-out-of-3) entre 3 pessoas, em que cada uma tem uma chave privada. Para que uma transação aconteça, duas destas três pessoas tem que concordar com a transação, assinando-a com a sua chave privada.

O comprador então envia o valor acordado para o endereço multisig. Você recebe uma notificação dizendo que o comprador enviou os fundos, e você pode agora enviar o portátil para o comprador e registar que foi enviado. Ao marcar como enviado, automaticamente assina uma transação da conta conjunta (multisig) para a sua conta. O comprador recebe o bem alguns dias depois, marcando como recebido, dando então a segunda chave que libera os fundos de multisig para si. Você fica com Bitcoins, e o comprador com o seu portátil; sem nenhuma taxa paga e ninguém capaz de parar a transação, todos estão felizes.

E se algo der errado?

Como todos sabemos, as coisas nem sempre correm bem. E se você comprou um determinado livro, pagou o multisig, mas recebe outro que não o pretendido, recebe o certo mas estava em piores condições do que anunciado, ou até mesmo não recebe nada? É aqui que entra o terceiro, o moderador que também tem uma chave da conta multisig.

Lembre-se que um multisig exige que duas de três pessoas concordem em mover o Bitcoin. Os moderadores controlam a terceira chave da multisig, de modo que os fundos não se moverão até que o comprador e o vendedor concordem com a transação ou até que um dos elementos (comprador ou vendedor) e o moderador concordem.

Ou seja, se o moderador achar que o comprador tem razão, ele vai assinar a transação multisig para os fundos irem para o comprador. Se o moderador concordar com o vendedor, ele vai assinar a transação para a conta do vendedor.

Essas etapas podem parecer complicadas, mas os detalhes são executados pelo próprio mercado. O objetivo é que os compradores e vendedores tenham uma experiência ainda melhor do que com as antigas plataformas centralizadas, usando o OpenBazaar.

Pesquisa rápida

Pode fazer uso deste website para pesquisar a OpenBazaar antes de istalar ou sem ter de abrir o programa: https://duosear.ch/

Tutoriais

Nerd Bitcoin

Openbazaar: Como funciona 

Ideias Radicais

Uma ideia que destrói o estado: OpenBazaar


Fonte:

https://openbazaar.org/