/Bitcoin Supera o Valor de Uma Onça de Ouro

Bitcoin Supera o Valor de Uma Onça de Ouro

Pela primeira vez na história, o valor de uma criptomoeda, neste caso a bitcoin, superou o valor de uma onça(~28.35g) de ouro. Segundo a taxa de conversão XAU/USD do Bloomberg, o ouro encontra-se presentemente avaliado a $1,234. Muitas notícias deste último dia declararam, erroneamente, que a bitcoin superou o valor do ouro. Sim, é verdade que uma bitcoin vale agora mais que uma onça de ouro, porém, em termos de valor de mercado, a bitcoin representa apenas 1/500 do valor do ouro!

 

A bitcoin parece não dar sinais de abrandamento. O preço da moeda tem vindo a subir desde dia 23 de Fevereiro, dia em que atingiu um novo valor recorde. No momento desta publicação, o preço da bitcoin encontra-se a $1285! Esta subida de valor deve-se à especulação em torno do primeiro ETF(Exchange Traded Platform) de bitcoins. Mas o que é um ETF? É uma unidade negociável na bolsa de valores, como se fosse uma ação. Ou seja, se a bitcoin vier a ser aprovada pela entidade responsável, a Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos, a bitcoin pode vir a ser negociada em Wall Street num futuro próximo.

Bitcoin vs Ouro

São muitas vezes feitas comparações entre os dois, sendo que o bitcoin é muitas vezes referido como o “ouro digital”. O ouro e a bitcoin apresentam bastante semelhanças, além dos dois se obterem através do processo de mineração, são ambos recursos escassos. Há quem diga que a bitcoin é ainda mais escassa que o outro, sendo que o protocolo da bitcoin não permite minar para além das 21 milhões de moedas, e existem muito mais onças de ouro do que esse valor. Também se revelam como os dois melhores métodos de cobertura contra a inflação.

Atualmente a bitcoin está a ajudar o povo venezuelano a superar a crise econômica que assola o país. A bitcoin não só tem sido uma maneira de as pessoas se protegerem contra a inflação, como também as ajudou a obter acesso a bens essenciais, como comida e medicamentos, através de encomendas pela Amazon(cartões oferta são vendidos por bitcoins). Neste caso em específico, a bitcoin é mais útil que o ouro, permite fazer encomendas internacionais e é mais fácil de transportar e de enviar, muitas famílias venezuelanas a viver no estrangeiro ajudam os seus familiares ao enviarem-lhes bitcoins.

A grande vantagem do outro é a sua estabilidade. O ouro também está a atravessar uma boa fase, tendo começado o ano a $1,150. Comparativamente, o bitcoin registou um crescimento superior, começando o ano a $970, mas é um bem muito mais volátil.

Há quem diga que se a decisão de fazer o ETF de bitcoins for aprovada, poderá causar uma grande subida do preço e, consequentemente, uma bolha no mercado. Vinny Lingham, entusiasta de bitcoins e famoso “tubarão” da versão sul africana do programa televisivo “Shark Tank”, expressou as suas preocupações no seu blog(traduzido):

“No geral, não sou contra a ideia do ETF – penso que poderá ser bom mas não acredito que 2017 seja o ano para isso. Assim que a bitcoin atingir o valor de $3-5 mil e a volatilidade tiver descido, aí sim podemos expô-la ao investidores de retalho – mas por agora, espero que possamos evitar outra bolha da bitcoin!”