/Como Aceder aos Mercados da Deep Web

Como Aceder aos Mercados da Deep Web

Nós aqui no CryptoPortugal temos um compromisso: informar o leitor sobre o mundo das criptomoedas. Este guia, embora se encontre no mesmo âmbito, destina-se a ajudar o leitor a fazer compras pela deep web.

1º passo – De maneira a aceder à deep web é necessário um browser especial, o Tor. O Tor permite ao utilizador esconder a sua localização ao redirecionar o tráfego através de uma rede de nódulos, semelhante à bitcoin.

2º passo – Apesar do Tor ocultar a nossa localização, a empresa que nos fornece os serviços de internet (ISP-Internet Service Provider) saberá que utilizamos o Tor. Este não é um passo obrigatório, mas se quiser segurança total aconselhamos a instalar uma rede privada virtual(VPN). Existem também VPNs gratuitos, mas em termos de qualidade deixam algo a desejar. Quando usado, o serviço VPN não só irá ocultar a sua identidade e localização, como também irá encriptar todo o tráfego de internet.

3º passo – Este terceiro passo, tal como o segundo, apesar de não ser obrigatório é altamente recomendável. De maneira a comunicar seguramente nos mercados da deep web, é aconselhável utilizar algum tipo de encriptação de mensagens(PGP-Privacidade Muito Boa). GnuPG é uma boa opção, e é gratuito. Ao usar este tipo de software, certificamo-nos que se o mercado/website for abaixo as nossas conversas e endereços não serão revelados. Alguns PGPs também oferecem a opção de identificação por dois fatores(2FA), adicionando mais uma camada de proteção à nossa conta.


4º passo – Agora precisamos de criar a nossa carteira bitcoin. Sugerimos o Electrum, uma carteira de bitcoins light. Esta permite manter o controlo total dos nossos Bitcoins pois as chaves privadas estão no nosso computador e não num servidor comum. A Electrum permite ainda fazer transações sem ser necessário sacar a blockchain inteira. Isto é feito através de servidores que estão connectados à blockchain. As transações são criadas e assinadas no computador do utilizador e enviadas para um dos servidores da Electrum para ser propagada na rede Bitcoin.

Selecione a opção corresponde ao sistema operativo do dispositivo.

Na instalação, selecione criar uma nova carteira(“Create a new wallet”).

Selecione a opção dos endereços(“Addresses”) e escolha uma para receber bitcoins. É recomendado usar um endereço diferente por cada transação feita.

5º passo – Já temos a nossa carteira, mas e as bitcoins? As bitcoins podem ser adquiridas em mercados com Kraken ou Bitstamp. Também existem outras alternativas, como comprar bitcoins diretamente a outras pessoas em plataformas como LocalBitcoins ou Paxful. Estas últimas oferecem mais privacidade. É também recomendado que utilize um mixer quando carregar a sua carteira. Um mixer tem o papel de juntar Bitcoins de vários utilizadores de modo a esconder quem fez a transação X ou Y. Neste caso então, envia-se a Bitcoin A para o mixer e ele envia a Bitcoin B para o endreço escolhido. 

Bitcoin Blender (endereço apenas funciona no Tor) já existe há algum tempo e é um dos mixers mais usados.

Independentemente do método que escolher, não se esqueça de no final transferir os fundos para a carteira Electrum.

6º passo – Escolher o mercado que deseja. Para faze-lo vamos aceder ao site DeepDotWeb. Este site tem uma lista dos mercados disponiveis (com avaliação) do lado direito do ecrã.

Se já tinha um mercado em mente, ou acabou de escolher, o próximo passo é abrir o endereço no Tor. Vamos exemplificar com o Alphabay (endereço apenas funciona no Tor).

7º passo – Já estamos muito próximos. Os últimos dois passos são simples: criar conta num mercado à sua escolha; quando se decidir em relação ao que quer comprar apenas tem que transferir os fundos da sua carteira Electrum para o mercado. Quando transferir os fundos para o mercado, use sempre um mixer como referido anteriormente.

Estes são os passos básicos para aceder aos mercados da Deep Web. No entanto, é aconcelhavel fazer a sua própria pesquisa sobre cada um destes pontos: O Tor, VPN, PGP, e mixers. Estes elementos são essenciais para garantir a nossa privacidade. Use apenas a deep web se souber o que está a fazer.