/A Creativechain Lançou Hoje a Sua Ronda de Financiamento (ICO).

A Creativechain Lançou Hoje a Sua Ronda de Financiamento (ICO).

A plataforma de conteúdo de multimédia descentralizada, Creativechain, lançou hoje uma ronda de financiamento (ICO).

A Creativechain aplica a tecnologia blockchain para criar um sistema de registo e distribuição de conteúdo, de forma completamente descentralizada e autónoma, para certificar a propriedade intelectual e as licenças de conteúdo digital de forma indelével. Isto resulta num ecossistema suportado por “contratos inteligentes” que liberta e autoriza juridicamente e economicamente as comunidades criativas enquanto elimina intermediários que aumentam o número de processos necessários para a criação e distribuição.

Adeus às entidades gestoras

A proposta inovadora desta plataforma desafia o poder centralizado das entidades gestoras tradicionais. A Creativechain é uma alternativa publica e transparente para o registo de propriedade intelectual. Esta plataforma usa o poder de procuração da tecnologia blockchain para criar “time stamps” incorruptíveis que certificam a propriedade intelectual de qualquer trabalho digital.

Distribuição de conteúdo sem intermediários

O ecossistema peer-to-peer da Creativechain está empenhado em deixar para trás os modelos de distribuição de conteúdo opacos e centralizados, em que os intermediários definiam elevadíssimas taxas que iriam aumentar o preço do trabalho do autor para o consumidor final.
Para isso, a plataforma integra diversos métodos de distribuição baseado numa tecnologia, desenvolvida exclusivamente para a plataforma, chamada “Smart Action”. Este tipo de contratos inteligentes permite ao usuário fechar negócios de direitos de distribuição de conteúdo através de múltiplos métodos: vendas diretas, distribuição com licenças “copyleft”, donativos e “royalty free”. Outro formato interessante é o método de “Crowdfunding” de participação, isto significa que o criador do trabalho oferece uma percentagem da participação para investidores. Desta forma, no futuro todos benefícios de distribuição do trabalho são distribuídos automaticamente entre todos.
Na Creativechain todas interações e consumos de dados são públicos, mas, sempre respeitando a escolha de crédito ou anonimidade dos autores e consumidores. Desta maneira, usuários ou distribuidores na rede social podem usar as estatísticas da rede para melhorar o seu conteúdo
A plataforma foi lançada com licença de software livre com o objetivo de permitir o desenvolvimento de outros equipamentos e plataforma multimédia que queiram criar e ligar as suas próprias aplicações de distribuição (DAPPS).

Processo de participação no ICO

Após vários meses de desenvolvimento, a equipa de artista da creativechain.org, artistas e designers de hipermédia irão lançar a esperada campanha de “Crowdsale” ou ICO (Initial Coin Offering) com inicio a 15 de março finalizando em 1 de maio, durante esse período qualquer pessoa pode participar no projeto comprando a criptomoeda CREA. Está reservada uma percentagem da criptomoeda para oferta em recompensas para todos que colaboraram com o projeto ao traduzirem textos, publicitar a campanha ou a ajudar a testar a blockchain.
A Creativechain será o primeiro projeto Espanhol a lançar um ICO no ecossistema emergente da Blockchain.

A plataforma que abrirá a porta da tecnologia blockchain para as comunidades criativas

A distribuição de conteúdo digital raramente inova, isto acontece, principalmente, porque é beneficiado o modelo de negócio tradicional. Um exemplo disto são as controversas leis de direito de autor, que nalguns estados tem sido reformuladas (sob a pressão de entidades gestoras de direitos de autor) para proteger os interesses de uma indústria que parece não entender a natureza da internet. Isto resulta numa serie de tensões onde o interesse da indústria tradicional colide com o direito à informação e ao acesso à cultura. Como consequência deste mal-estar, nas ultimas décadas numerosos movimentos de “free software”, “open source” e “copyleft” tem emergido. Todos eles usam direitos de autor como uma forma de subverter as restrições, tradicionalmente, impostas na distribuição e desenvolvimento de conhecimentos pela indústria. A recente irrupção da tecnologia Blockchain cria várias oportunidades para o registo e distribuição de propriedade intelectual sem intermediários. A possibilidade de uso de procurações e da distribuição descentralizada de conteúdo digital peer-to-peer cria uma grande mudança de paradigma na era da cultura digital.

A Creativechain apresenta um projeto eficaz que irá, sem sombra de duvidas, ajudar a incorporar todas comunidades criativas na revolução que é a tecnologia Blockchain e assim criar a maior rede descentralizada de registo de conteúdos.

Creativechain.org
Participe no ICO
Campanha de recompensas (Bounty)
White paper