/Hard Fork: Bitfinex Emite Chain Split Tokens

Hard Fork: Bitfinex Emite Chain Split Tokens

Bitfinex e o Hard Fork

Após o crescente interesse na proposta da Bitcoin Unlimited, os mercados parecem estar já a preparar-se para a possibilidade de uma eventual bifurcação(hard fork) da bitcoin. A maioria dos mercados já emitiu declarações defendendo as suas posições, tendo a Bitfinex ido um passo à frente ao criar um “jogo” do possível hard fork.

Bastante semelhante a um mercado de previsões, a Bitfinex introduziu os Chain Split Tokens (CSTs), que, de acordo com Bitinex, é “o primeiro produto deste tipo”. Estes CSTs permitem que os clientes Bitfinex especulem sobre a possibilidade do hard fork acontecer ou não. Se você é um jogador ou tem um forte pressentimento/teoria sobre o próximo evento em torno da bifurcação da Bitcoin, então estes tokens podem ser para sí.

Chain Split Tokens

Existem dois símbolos de divisão de cadeia e cada um representa um determinado resultado: BCU e BCC. BCU representa o Bitcoin Unlimted e BCC representa o Bitcoin Core, cliente bitcoin predominante.

Os utilizadores do Bitfinex podem receber esses tokens comprando-os com USD ou BTC, ou dividindo seus Bitcoins em dois através do Token Manager. Através do Token Manager, o utilizador será capaz de reverter esse processo a qualquer momento, negociando em números iguais de BCC e BCU para extrair BTC.

Estes CSTs existirão até 31 de dezembro de 2017 ou até que a bifurcação aconteça, o que quer que venha primeiro. No caso da bifurcação acontecer, a Bitfinex irá adicionar Bitcoin Unlimited(BCU) em troca dos tokens desse bloco numa escala de 1-1 para cada BCU mantido pelos usuários. Os tokens BCC também serão substituídos por tokens da cadeia original, Bitcoin Core(BCC).

Isso significa que, se um hard fork ocorrer e tiver apenas tokens do Bitcoin Unlimited, receberá tokens BCU. Se está apostando na possibilidade do hard fork acontecer, pode comprar tokens BCU apenas. Atualmente, o mercado considera que o resultado do hard fork é menos provável e, como tal, os tokens do BCU têm um preço de mercado de 0,2199. Isso significa que, se uma bifurcação vier a acontecer poderá obter até 4.5 tokens de Bitcoin Unlimited pelo preço de 1 BTC, enquanto que se mantiver BTC em carteira só irá receber 1 token Bitcoin Unlimited e 1 Bitcoin Core token.

Se tiver dividido seus bitcoins igualmente e mantido tokens de BCU e BCC, isso significaria que ambos os tokens seriam creditados, assim como se você tivesse uma carteira com bitcoins no momento da bifurcação. A mesma situação ocorreu com o Ethereum(ETH) e o Ethereum Classic (ETC).

No caso de o hard fork não ocorrer até 31 de dezembro de 2017, os tokens BCC serão substituídos pela bitcoin normal e os tokens BU serão destruídos.

Possíveis Resultados

Vamos explorar alguns cenários. Apesar dos preços variarem diariamente, os cenários permanecerão os mesmos. Os preços em mudança podem ser vistos como as probabilidades do evento acontecer/não acontecer exactamente como num mercado de previsão.

Os cenários abaixo são relativos a manter as bitcoin em carteira. Se assim o fizer, será creditado com um token das duas por cada Bitcoin que possuir. Isto deve-se ao facto do hard fork ser basicamente uma separação de duas moedas que outrora foram uma. Isso significa que ambos os blockchains têm o mesmo histórico até à bifurcação (mesmo endereço, transações, saldos), e qualquer carteira com BTC antes da bifurcação terá BTC em ambos os blockchains após a bifurcação.

 

Eu tenho uma bitcoin e vou dividi-la por 1 BCU e 1 BCC token.

Se a bifurcação ocorrer, eu receberei um token Bitcoin ilimitado e um token Bitcoin Core.

Nada foi ganho ou perdido.

 

Eu tenho uma Bitcoin e vou dividi-la por 1 BCU e 1 BCC token.

Se não houver bifurcação, vou receber uma bitcoin normal.

Nada foi ganho ou perdido.
Eu tenho uma bitcoin e compro 4.547 BCU tokens a 0.2199.

Se a bifurcação ocorreu, receberei apenas 4.57 tokens Bitcoin Unlimited.

Ganhei 3,57 tokens de Bitcoin Unlimited, mas perdi 1 token da Bitcoin Core.

 

Eu tenho uma bitcoin e compro 4.547 BCU tokens a 0.2199.

Se a bifurcação não ocorrer, não receberei nada.

Perdi 1 Bitcoin.  .

 

Eu tenho uma bitcoin e compro 1.313 tokens BCC a 0.7614.

Se a bifurcação ocorrer, receberei apenas 1.313 Bitcoin Core tokens.

Ganhei 0,313 tokens da Bitcoin Core, mas perdi 1 token da Bitcoin Unlimited.

 

Eu tenho uma bitcoin e compro 1.313 tokens BCC a 0.7614.

Se a bifurcação não ocorrer, receberei 1.313 Bitcoin.

Ganhei 0,313 bitcoins.

Podemos ver que a situação mais arriscada é apenas ter tokens da Bitcoin Unlimited. Não está claro qual o cenário mais recompensador, visto não sabermos quais os preços que esses tokens teriam (BTC e Bitcoin Unlimited) depois de uma bifurcação. Mas, com os dados que temos, o mais rentável seria comprar tokens BCC e ser recompensado com BTC extra caso a bifurcação não aconteça.


Fonte (Original escrito por António Madeira): https://www.cryptocompare.com/coins/guides/chain-split-tokens-explained/