Altcoins Preço

Litecoin Chega aos $10

A Litecoin, uma das mais conhecidas criptomoedas no mundo da blockchain e conhecida como a versão “prata” da Bitcoin (onde a Bitcoin é ouro) chegou hoje aos $10. Estando agora a valer cerca de $11, a Litecoin subiu mais de 23% nas ultimas 24h.

A Litecoin é a mais recente numa onde subidas no mundo das moedas alternativas, acompanha de outras como a Ethereum, Dash, Ripple e muitas outras. Desde o inicio do mes, a Litecoin subiu 180% de valor.

Esta subida de valor repentina está associada ao sucesso da proposta de scaling desenhada originalmente para a Bitcoin, a SegWit ou Segregated Witness.

A SegWit foi lançada na versão Bitcoin Core v0.13.1 em Novembro de 2016 e desde então os mineradores têm vindo a assinalar a sua aprovação pelo soft fork. Apesar de ter subido até aos 25% rapidamente, o progresso tem sido lento tendo neste momento apenas ~30% de aprovaçao.

Já na Litecoin, a SegWit foi introduzida na versão v0.13.2 em Janeiro e está neste momento com 70% (nos últimos 576 blocos), sendo o alvo necessário para ativação os 75%. Uma vez que tenha chegado este limite, a SegWit será “fechada”, o que significa que as transações SegWit passarão a ser válidas.

O progresso da SegWit na Litecoin pode ser visto aqui

O que é SegWit (Bitcoin)

SegWit é a abreviação de Segregated Witnesses e é uma proposta apresentada pela equipa Bitcoin Core. Vem na forma de um soft fork, um upgrade compativel que pode funcionar mesmo se alguns utilizadores não fizerem update no seu software (Sem resultar numa divisão da blockchain). Foi lançada na versão 0.13.1 do Bitcoin Core.

Nas transações da Bitcoin existem três elementos chave. Quem envia, recebe, e as assinaturas (chamadas de testemunhas) e estas ocupam uma grande parte do tamanho da transação. Ao contrário da crença popular, a segwit não separa as assinaturas das transações.

Em vez disso, a SegWit passa a utilizar outra forma de contabilizar o tamanho dos blocos. Em vez de usar um limite de 1MB para os blocos, usa um limite de peso. Este limite passa a ser de 4 Milhões de unidades. Neste sistema, cada byte de assinaturas (testemunhas) é contabilizado como uma unidade e cada byte da restante informação é contabilizada com quatro unidades. Esencialmente, a SegWit introduz um novo formato de transações.

Isto significa que o tamanho dos blocos é aumentado sem ser necessário um hard fork. Isto porque depois da SegWit, cada byte de assinaturas é contado como 0.25 bytes, ou seja se as transações tivessem apenas dados de assinaturas, o tamanho máximo seriam aproximadamente 4MB. Isto não significa que a informação fica mais pequena, apenas que é contabilizada de modo a que o limite de 1MB seja aumentado. Esta mudança, só afeta as assinaturas e como tal, cada byte fora das assinaturas ainda é contado como 1 byte (ou 4 unidades). Como tal, os blocos passam a ter uma capacidade de cerca de 2MB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *