Bitcoin Guias

Como emprestar e pedir Bitcoin emprestado com a Bitbond

 

Empréstimos entre pares

O sistema bancário atual desempenha papéis importantes em qualquer economia. Um destes é fornecer empresas e indivíduos acesso a capital através de empréstimos. No entanto, a sua estrutura atual tem vários problemas que resultam em certas pessoas não terem acesso a estes serviços financeiros.

Poupanças e empréstimos são um elemento fundamental da sociedade moderna, fornecendo capital para os necessitados e atuando como o combustível que impulsiona o crescimento económico. Contudo, cerca de 2 a 3 bilhões de adultos em todo o mundo têm pouco ou nenhum acesso a esses serviços normalmente fornecidos por instituições financeiras tradicionais. Isto é geralmente devido a uma falta de acesso a essas instituições ou à falta de pontuação de crédito

A exclusão financeira continua a ser um problema urgente na economia mundial, uma vez que mais de metade dos adultos dos 40% das famílias  mais pobres dos países em desenvolvimento não têm uma conta bancária.

Existem, no entanto, algumas alternativas, como instituições de microfinanças e ROSCAs (rotating savings credit association) baseadas na comunidade. Uma das alternativas mais populares para ao sistema bancário tradicional são os empréstimos peer-to-peer, onde indivíduos e empresas se podem aplicar para um empréstimo, a fim de aceder capital ou podem financiar empréstimos para ganhar juros.

Estas plataformas de empréstimo p2p ainda enfrentam um grande problema. Não são globalmente acessíveis devido a restrições geopolíticas e à necessidade de interagir com o sistema bancário.

As mesmas pessoas que não têm acesso a bancos e que necessitam mais essas plataformas, muitas vezes não têm nenhum método para fazer a transferência de fundos para ou a partir da plataforma.

No entanto, este problema pode e tem sido arranjado através do uso de uma moeda verdadeiramente global e que não depende de qualquer instituição bancária. Sim, estamos a falar da Bitcoin. Qualquer pessoa com um dispositivo móvel e conexão à Internet pode usá-la e pode, como tal, usar plataformas de empréstimo p2p baseadas em Bitcoin.

Um excelente exemplo deste tipo de plataforma é a Bitbond, uma plataforma web que permite aos usuários emprestar Bitcoin ou pedir emprestado, normalmente para serem usados no financiamento de pequenas e médias empresas.

O que é a Bitbond

Bibondo é um site de empréstimo peer-to-peer que permite aos usuários emprestar e pedir Bitcoin emprestado. Ao emprestar ou a receber empréstimos, a plataforma cria uma pontuação de risco para o empréstimo e fornece uma taxa de juros adequada. Todas as operações dentro da plataforma ocorrem com Bitcoin, embora os usuários possam escolher emprestar moedas com base em no valor da Bitcoin ou USD .

Os mutuários são obrigados a revelar as suas informações pessoais e comprová-las com a propriedade de mídia social e contas de comércio eletrônico. Os empréstimos são então classificados de A para F de acordo com o risco que é acessado a partir das contas (de mídia social e comercio online) ligadas ao perfil Bitbond e histórico anterior na plataforma.

No caso de um empréstimo não-pago, a Bitbond fornece todasa as informações necessárias para tomar medidas legais contra o mutuário ou pode também vender o pedido de empréstimo a uma agência de cobrança de dívidas. A última opção é geralmente melhor para os credores, mas exige que o montante seja superior a um certo limite que varia de acordo com a localização do mutuário (geralmente 1 BTC ou mais no mundo desenvolvido e 0.5 BTC ou mais em mercados emergentes).

Recentemente, a Bitbond colheu US $ 1,2 milhão em capital para expandir seus negócios globalmente. Com este novo investimento, a startup com sede em Berlim arrecadou US $ 2,3 milhões em capital até agora

Como usar a Bitbond

Hoje, vamos ensinar como usar a Bitbond. Este guia cobre como pedir dinheiro emprestado e como emprestar dinheiro, por isso, quer esteja à procura de capital para iniciar um negócio (ou algo mais) ou esteja à procura de uma forma de investir os seus Bitcoins, este guia é para si!

Parte 1 – Criar uma conta

Ao criar um perfil com Bitbond, tem escolher entre uma conta de credor ou uma conta de mutuário. Se você escolher “lender” ou credor, você sempre pode converter para um mutuário (e vice-versa), mas você não pode mudar de volta.

1: Click aqui para ir para o site da Bitbond

2: Click “Sign Up” para abrir uma conta

3: Escola o tipo de conta que quer criar (credor ou mutuário), introduza os seus detalhes pessoas e click em “Join now”. Lembre-se de assinala a caixa dos termos&condições

4: Vai ser enviado um email para a sua inbox. Abra-o e confirme o seu endreço de email

6: Vai ser levado para a página de login. Introduza o seu nome e password e click “Log in

Parte 2 – Crie um perfil e verifique sua identidade

Criar um perfil personalizado no Bitbond é uma boa idéia, especialmente se você for um mutuário. As pessoas vão querer ver o seu perfil antes de investir num empréstimo para si ou para a sua empresa de modo a saber mais sobre você e a empresa. Terá também de verificar sua conta.

1: Click em “Personalize your profile here

2: Será levado para sua página de perfil. Aqui você pode mudar seu avatar (clicando no atual), seu nome de usuário público e sua bio. Quando terminar, click “Save Changes

3: Agora vamos para os “Personal details

4: Introduza a sua informação pessoal e click em “Save changes

5: Também pode preencher os detalhes da sua conta bancária se desejar depositar o fiat diretamente para ser convertido em Bitcoin. Basta clickar em “Add bank account

6: Se tiver uma empresa vá a “Company” to fill out the details

7: Mais uma vez, introduza os detalhes e click “Save changes

8: Agora vamos para “Identity Verification

9: Leia as instruções fornecidas e clique em “Start Verification“, que iniciará uma sessão de vídeo com um agente identity.TM

Já está! A sua conta tem agora todas as informações necessárias e está completamente personalizada. Vamos avançar.

Parte 3 – Emprestar Bitcoin

(Se quer pedir BTC emprestado, salte para a Parte 4) Agora vamos fundar o nosso primeiro pedido de empréstimo o que nos vai permitir receber juros e ajudar alguém a aceder o capital que ele precisa. Primeiro temos que por BTC na nossa conta.

1: Click no símbolo do Bitcoin no canto superior direito

2: Agora envie os fundos para a carteira de Bitcoin mostrada. Tem de esperar que a transação seja confirmada pela rede Bitcoin.

Pode ver o estado da transação ao fazer scroll down

3: Quando a transação tiver sido confirmada pela rede, click em “Invest in loans

4: Agora, você deve restringir sua pesquisa usando alguns dos filtros disponíveis. Você pode classificar (1) por fundos reunidos até agora, tempo restante, classificação e prazo (quanto tempo o mutuário quer para devolver Bitcoins). Você também pode escolher a moeda base (2), que é a unidade para a qual o empréstimo será vinculado, por isso, se você emprestar em USD e o Bitcoin ssubir, você receberá menos BTC, mas o valor em USD será o mesmo+juros. Em seguida, você pode selecionar a classificação (3) que deseja que o empréstimo tenha, filtrando as classificações que você não quer. Por fim, você também pode filtrar pelo termo (4).

5: Você vai querer procurar os pedidos de empréstimo disponíveis de acordo com seus filtros e escolher um que esteja interessado em (não clique em “investir”)

6: Agora, de modo a decidir se você quer investir neste empréstimo, há muito a considerar. Você vai querer começar por ler a descrição do empréstimo e verificar em que é que o empréstimo será usado. Se você acha que o plano de negócios ou garantias de pagamento não são razoáveis ou são muito arriscadas, você pode querer ficar longe deste. Você também vai querer visitar o perfil do usuário (clicando no seu nome de usuário ou avatar) para verificar o seu histórico de empréstimos passados e outros detalhes. Lembre-se de verificar as contas conectadas, neste caso da Etsy e PayPal. Por último, você vai querer verificar quem está investindo neste empréstimo, se os credores têm um histórico de renda positiva, então você pode querer saltar no mesmo barco que eles. Você pode verificar esta página de ajuda se tiver dúvidas. Depois de tomar uma decisão, clique em “Invest

7: Por último, arraste a barra para escolher o valor que deseja emprestar ao usuário e click em “Invest

Você financiou seu primeiro empréstimo em Bitbond. Se você acessar o risco com cuidado, este é apenas o primeiro de muitos.

Parte  4 – Auto Investimento

If you don’t want to check every loan manually, you can take advantage of a special feature developed by Bitbond called Auto Invest. This tool allows you to invest in loans automatically according to the risk you’re willing to take and other filters. Let’s take a look.

Se você não quiser verificar cada empréstimo manualmente, você pode tirar proveito de um recurso especial desenvolvido pela Bitbond chamado Auto Invest. Esta ferramenta permite investir em empréstimos automaticamente de acordo com o risco que você está disposto a tomar e outros filtros. Vamos ver como funciona.

1: Click em “AutoInvest

2: Você terá de transferir fundos de seu saldo normal para o seu saldo de auto-investimento. Escolha a quantidade (1) e click em “Transfer(2)

3: Depois, tem de ativar o AutoInvest

4: Seleccione os seus filtros e preferencias

5: por ultimo, click em “Update AutoInvest profile

Parte 5 – Pedir Bitcoin Emprestado

Se quiser obter capital para um investimento, abrir um negócio, etc, então esta é a sua chance. Se você escolher a conta do mutuário no início, você estará pronto para obter seu empréstimo. Se não, você sempre pode clicar em “Get a Loan” para alterar a conta para mutuário (isto só funciona uma vez). De qualquer maneira, você será levado para a página de aplicação do mutuário. A página precisa ser preenchida honestamente e tem de ser apoiada com documentos reais.

1: Introduza os seus detalhes pessoais e click “Next

2: Introduza os seus detalhes de contacto e click “Next

3: Introduza os seus detalhes de emprego e click “Next” (terá de fazer upload de um documento que comprove o seu ordenado)

4: Introduza os seus detalhes de residência e click “Next” (terá de fazer upload de um documento que comprove a sua morada como uma carta do banco ou uma conta de água/luz/gás)

5: Preencha suas credenciais e click “Next” (Você terá de se conectar a algumas contas como ebay, facebook, twitter e assim por diante). Quanto mais contas conectar, mais confiável será (tanto pelos usuários quanto pelo sistema de classificação Bitbond)

6: Verifique a sua identificação e click “Next

7: Por último, confirme que todas as informações são verdadeiras e corretas e “Next

Agora, terá de aguardar que a Bitbond reveja a sua aplicação. Isso pode levar algum tempo, a Bitbond enviará um e-mail assim que o processo termine.

One Response

  1. Ou seja, um sistema de empréstimos P2P mas dedicado apenas às Criptomoedas?

    Já sou membro da Raize e Viventor, fiquei curioso sobre esta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *