Bitcoin Bitcoin Destaque Exchanges Notícias

Bitcoin Atinge Preço Recorde

Com um aumento de 17% desde o início do ano a bitcoin atingiu hoje o seu valor mais alto de sempre no mercado USD da exchange Bitstamp, $1182.49. O mesmo aconteceu na Bitfinex e noutros mercados de câmbio Bitcoin.

Na altura desta publicação o preço está a $1180. Esta subida de valor deve-se à especulação em torno do primeiro Exchange-Traded Funds (ETF) a receber aprovação por parte da entidade financeira reguladora dos EUA. Os ETF são fundos de investimento cuja cotação e negociação é efectuada no mercado bolsista, tal como as acções. Isto quer dizer que a bitcoin pode estar próxima de ser quotada e transacionada na bolsa de valores de Wallstreet.

Apesar de o valor das criptomoedas ser cada vez mais reconhecido, o mundo das finanças tradicional ainda não vê a bitcoin com bons olhos, apontando a sua volatilidade e complexidade como barreiras de entrada. No ano passado a bitcoin registou variâncias diárias de até 10%, que é bastante comparativamente às moedas fiduciárias, mas também é verdade que essas mesmas variações tem vindo a ser cada vez menores ano após ano. Uma pesquisa recente feita pela equipa do CryptoCompare revela que a Bitcoin é a criptomoeda menos volátil que existe.

Alguns analista prevêem que a aprovação de uma ETF de bitcoin tornaria a moeda um investimento bastante atraente para o mercado financeiro tradicional. Até agora três ETFs pediram aprovação, sendo que o primeiro pedido foi requisitado à 4 anos atrás por Cameron e Tyler Winklevoss. A SEC (US Securities and Exchange Commission) é a entidade responsável pela aprovação e vai deliberar dia 11 março. Charles Hayter, CEO do Cryptocompare (traduzido) disse:

“Se aprovado, daria uma certa aprovação ‘dramática’ da bitcoin por parte das autoridades e poderes estabelecidos. Talvez a questão chave aqui seria o dinheiro fiduciário fluir para bitcoins. Isto traria alguma estabilidade e eventualmente poderíamos ver alguma exuberância de curto prazo por parte dos traders.”

O dia 23 de Fevereiro fica então marcado como o dia em que a Bitcoin atingiu dois recordes, no preço e na fila de espera de transações. Ambos extremamente importantes para entender a moeda, os seus problemas e possibilidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *