Bitcoin Notícias

Bitfortip Permite aos Utilizadores Ganharem Bitcoins por Responderem a Perguntas

Bitfortip é uma nova plataforma que permite que os utilizadores recebam bitcoins em troca de informações, dicas ou perguntas respondidas. O sistema é bastante semelhante ao Yahoo! Answers, mas com recompensas monetárias envolvidas. Fundado em Fevereiro de 2015 e disponível em 11 línguas diferentes, o Bitfortip conta, atualmente, com 7690 membros. A aplicação já se encontra disponível para Android, com a versão iOS ainda em desenvolvimento.

A ideia por trás do projeto surgiu quando o fundador, Panagiotis Pollis, procurava a sua t-shirt favorita online mas não a conseguia encontrar, e estava disposto a pagar a alguém que encontrasse por ele. Grande parte dos utilizadores usa a plataforma com esse mesmo intuito. Necessitam de encontrar algo, geralmente bens, que viram na vida real, ou até mesmo online, mas que não conseguem encontrar na internet. Também é frequentemente usada por pessoas que procuram peritos para avaliar o valor dos seus bens ou procuram instruções, geralmente relacionadas com o mundo das criptomoedas. Apesar de ser usada mais para este tipo de serviços, a plataforma tem milhares de outras aplicações: basta alguém ter uma pergunta para a qual não consegue obter resposta.

Isto é apenas mais um dos modelo de negócios que existia previamente mas que agora, com a adopção das tecnologias blockchain, oferece um incentivo monetário aos utilizador. Outro exemplo semelhante é a rede social Steem. Baseada na tecnologia blockchain, é um género de reddit que recompensa os utilizadores que submetem os melhores posts e/ou comentários com bitcoins.

Como funciona o sistema?

Quando um utilizador se inscreve na plataforma uma carteira pessoal de bitcoins é gerada. Se ele quiser submeter uma pergunta necessita de depositar 0.0001 bitcoins primeiro, sendo esta a recompensa mínima que um utilizador pode oferecer a outro por responder corretamente à sua dúvida. Quando um utilizador que submeteu uma dúvida encontra uma resposta adequada, este marca-a como correta e as bitcoins são automaticamente creditadas a quem a escreveu.

Atualmente não existe limite para quando as respostas têm que ser marcadas como corretas. Isto permite a utilizadores conseguir respostas à suas perguntas sem ter que pagar, apesar de não terem incentivo para tal, visto que os fundos apenas podem ser liberados para quem submeter uma resposta adequada.

Até à data, 449 perguntas foram postadas no website, tendo recebido 6450 respostas. Pollis partilhou(traduzindo):

“Até agora 260 perguntas foram bem sucedidas em registar uma resposta correta. A maior recompensa de sempre foi 0.04 btc. Geralmente, a quantidade oferecida começa a partir de 0.0002+ btc.”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *