Altcoins Notícias

Dash Torna-se na 5ª Maior Criptomoeda

Dash, agora a quinta maior criptomoeda, registou um pico de crescimento durante este último mês, tendo praticamente dobrado o seu valor de mercado. Há precisamente um ano atrás, o Dash estava avaliado com a sétima maior moeda, tendo um valor total de mercado de $23 milhões. Apesar de ter registado um crescimento considerável durante 2016, atingindo $69 milhões no final do ano, o Dash mantinha-se na sétima posição. No entanto, desde o início do ano que a moeda tem vindo a registar níveis impressionantes de crescimento, tendo, num curto espaço de tempo, não só ultrapassado outras criptomoedas como o Ethereum Classic, Litecoin e Monero, como também atingido $200 milhões de valor de mercado total. Um Dash vale neste momento $25, depois de ter descido cerca de 11% nas ultimas 24h. Como tal, Dash perdeu o quarto lugar para a Litecoin, ficando então como a quinta maior criptomoeda no mundo.

Erica Sammons, uma consultora da Dash, acredita que esta subida no ranking de criptomoedas se deveu à fé do mercado nas potencialidades do Dash(traduzido):

Tal como com todas as criptomoedas – incluindo a bitcoin até certo grau – o preço da Dash reflete a confiança do mercado no seu potencial futuro. A Dash cresceu do seu estágio inicial do ciclo de vida e provou que veio para ficar a longo prazo. Podemos ver isso tanto no seu plano de desenvolvimento, que tem como objetivo ambicioso tornar-se o “Paypal 2.0”, como na sua capacidade de se atualizar e melhorar, como foi visto no seu recente upgrade para a versão 12.1. Complementado com um sistema de governação com provas dadas, e é fácil ver o porquê das pessoas acreditarem na Dash.

O principal fator diferenciador do Dash em relação à Bitcoin é o facto das transações serem totalmente anónimas. Apesar do Bitcoin oferecer algum nível de anonimidade todas as transações ficam guardadas na blockchain, deixando vestígios que podem ser fácilmente descobertos por alguém com conhecimento para tal. Não tem funcionalidades adicionais como smart contracts que outras criptos têm?

Outro factor que pode estar envolvido na subida de preço da Dash é os problemas de escalonamento da Bitcoin. Tendo em conta o limite de capacidade de 1MB encontrado nos blocos da Bitcoin, a rede suporta apenas 3-7 transações por segundo, o que faz com que o tempo de espera de uma transação aumente se a rede atingir a capacidade máxima, criando um mercado de taxas onde os mineradores são incentivados a deixar transações com taxas menores para trás.

Segundo Tao of Satoshi, fundador da comunidade Dash Nation Slack e vlog Cash Alternative TV, a recente subida do preço da Dash deve-se também ao facto das pessoas estarem cada vez mais conscientes dos problemas de escalonamento da bitcoin. O autor salienta (traduzido):

O que estamos a ver neste momento é realização por parte de algumas pessoas que pode não ser a Bitcoin a oferecer a solução monetária digital que esperaríamos. Longos atrasos no desenvolvimento, transações empilhadas levando a longos tempos de espera e taxas altas, e a falta de mecanismo de governação têm deixado um sabor amargo na boca das pessoas. O Dash implementou um plano de larga escala sem encontrar este tipo de problemas, e isso está a começar a ser reconhecido pelo comunidade das criptomoedas. O Dash está a apresentar-se a si mesmo como um investimento bastante valioso e veremos, sem dúvida, o seu crescimento à medida que continua a provar-se a ele mesmo.

Apesar destas declarações e dos problemas de escalonamento da Bitcoin serem reais, a performance da Bitcoin não só não dá sinais de abrandamento como atingiu o seu valor mais alto de sempre esta semana, como foi anteriormente noticiado no CryptoPortugal.


Fonte: https://cointelegraph.com/news/dash-passes-litecoin-and-monero-to-claim-number-4-cryptocurrency-status

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *