Blockchain Notícias

Presidente do Maior Banco da Rússia diz que as Aplicações Comercias da Blockchain serão Norma em 2019

Herman Gref, antigo ministro da economia russo, é neste momento o presidente e CEO do Sberbank, o maior banco da Rússia. Ele ficou conhecido no mundo das criptomoedas quando, no final do ano passado, veio a público declarar o seu apoio em relação às tecnologias baseadas na tecnologias blockchain. Chegou inclusive a partilhar a sua experiência como especulador de bitcoins, chamando-lhe um “jogo”. Gref disse (traduzido):

Com certeza que retiro grande prazer deste jogo agradável, que em breve se tornará parte das nossas vidas.

A sua previsão é que as aplicações comerciais da tecnologia blockchain serão implementadas entre 2 a 2.5 anos no futuro. Embora admita que a sua previsão possa ser optimista, não a considera improvável.

Apenas em abril do ano passado, o ministro das finanças russo, Alexei Moiseev, preparava-se para introduzir uma legislação que puniria a utilização de bitcoin, sendo que os utilizadores poderiam enfrentar sentenças até sete anos de cadeia! No entanto a legislação acabou por não ser aplicada, e espera-se que já não venha a ser depois de Alexei Moiseev ter declarado que as criptomoedas afinal não eram ameaça para o sistema financeiro russo.

Um notável apologista das tecnologias blockchain, Gref não só contribuiu para as criptomoedas não serem banidas em território Russo, dizendo que iria afetar negativamente o progresso tecnológico do país, como esteve em negociações para a criação do primeiro consórcio de bancos blockchain, liderado pelo Banco da Rússia. Sberbank já expressou o seu interesse em juntar-se ao consórcio e também faz agora parte do Hyperledger, um projeto blockchain open-source liderado pela fundação linux.

O primeiro ministro russo, Igor Shuvalov, criou um recente grupo de trabalho para explorar as aplicações da tecnologia blockchain, não só para o sector financeiro, mas virtualmente para todas as indústrias. Pode ser só uma questão de tempo até a Rússia aceitar as criptomoedas de braços abertos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *