Notícias

Principais Regiões Produtoras de Petróleo Procuram Adoptar a Teconologia Blockchain

Vários países das maiores regiões produtoras de petróleo procuram implementar a tecnologia da blockchain nas suas operações. No Conselho de Cooperações do Golfo, o processo de adopção desta tecnologia tem vindo a ser liderado pelos Emirados Árabes Unidos, que de todos os projectos em que está envolvido o “Dubai Blockchain Strategy” é que tem maior prioridade, pois a cidade do Dubai pretende implementá-lo em todas as agências governamentais até 2020.

De acordo com o Dr. Aisha bin Bishro, Diretor Geral da Smart Dubai Office, estão a ser tomadas todas as medidas para que esta nova tecnologia seja implementada de acordo com as necessidades da cidade:

“No Dubai, estamos a ter em conta as medidas que serão necessárias implementar para que esta tecnologia em crescimento sirva as necessidades da cidade”

Prognóstico da Blockchain na Indústria Petrolífera

Na indústria petrolífera, a Blockchain está a ser considerada como uma possível solução para estabilizar o preço do petróleo. Com a adopção da tecnologia é esperado que a procura por transparência e eficiência da parte dos intervenientes desta indústria seja saciada.

Através da implementação de “smart contracts” e da distribuição do registo de transacções de forma equitativa pelos utilizadores da blockchain, é esperado que este sector dê um grande passo na Era digital.

De acordo com o CEO da Mercuria, Marco Dunand, a utilização da blockchain no sector das energias, irá diminuir bastante o trabalho realizado em papel, e consequentemente reduzir grande parte da burocracia existente à volta do sector:

“A indústria da energia terá que se digitalizar cada vez mais na produção de petróleo, refinação e envio, tal como os comerciantes. Assim, com a introdução da Blockchain será possível trocar títulos de compra entre compradores e vendedores, sem ter que passar por todo o extenso trabalho em papel que é actualmente necessário.“

Para além do já referido, é esperado ainda que esta tecnologia venha a facilitar a implementação de regulamentações na indústria.

Uma vez que a Blockchain aumenta a segurança e acessibilidade das transações, um novo nível de comunicação e transparência entre parcerias poderá emergir.


Fonte (Traduzido por Daniel Cruz): https://cointelegraph.com/news/major-oil-producing-regions-move-to-adopt-blockchain-in-their-operations

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *